Quanto custa uma viagem de avião?

Quanto custa uma viagem de avião? Não sei se já terá acontecido com o leitor, mas no meu caso pessoal já dei por mim a ter desagradáveis surpresas na compra de bilhetes de avião pela internet. Refiro-me em concreto às enormes discrepâncias entre o preço anunciado à priori (em publicidade, nas páginas de entrada de portais de venda on-line, etc) e o preço final (com tarifas, tranfers e quejandos) que só são adicionados e apresentados quando estamos já na fase de pagamento.

Houve também situações em que fiquei literalmente na dúvida se os preços apresentados se referiam a uma viagem ou a duas (!). Pelo que leio no Jornal de Negócios, entrará em vigor no próximo mês legislação que regulará a forma como deverão ser divulgados os preços das viagens de avião.

Quanto custa uma viagem de avião” (…) O diploma aprovado “determina (…) que a mensagem publicitária deve mencionar que a tarifa mais baixa anunciada está limitada ao número de lugares disponíveis devendo, ainda, indicar, de forma bem visível, clara e inequívoca, se a tarifa se refere à viagem de ida ou de volta ou à viagem de ida e volta”.

Segundo a nova legislação, “as transportadoras e os seus agentes devem oferecer ao consumidor a tarifa mais baixa disponível para a data, voo e classe de serviços pretendidos, aplicável a cada caso, através dos seus canais de venda directa, como sejam sistema de reservas pelo telefone, portal na Internet e lojas de vendas”. Por outro lado, devem também “informar os passageiros de que podem existir diferenças tarifárias nos seus canais de venda”. (…)”

Se é verdade que alguns, poucos, operadores já vêm seguindo os princípios agora previstos na lei, é também verdade que a prática de dissimulação de preços ainda faz escola, particularmente entre companhias de low cost que nem sempre disponibilizam os meios mais práticos para esclarecer inequivocamente dúvidas quanto ao que se está a comprar.

Naturalmente, com ou sem lei, o consumidor não fica dispensado de partir sempre com uma atitude crítica para uma transacção desta natureza, até porque, manter-se-á, por exemplo, – e bem – a possibilidade de haver preços distintos de acordo com o canal de distribuição através do qual se fará a compra.  Este é mais um caso em que o “ajustamento automático” do mercado às práticas preferidas pelos consumidores e desejáveis para um funcionamento cortez e transparente deste mercado se vêm processando de forma insuficiente, pelo que a regulação legislativa só pode ser bem vinda pelos clientes e pelos operadores competitivos que vêm efectivamente oferecendo os melhores produtos em termos do binómio qualidade do serviço/preço.

6 comentários

  1. olá gostria saber o preço de fortaleza para madri me pode dizer e urgente que era para minha namorada vir ou pra lisboa brigado ……

  2. ola…sou de sorocaba interior de sao paulo…gostaria de saber quantos fica a passagem de sorocaba para vitiroa espirito santo??

    obrigada!!!

    daniela

  3. Comprar bilhetes na net? atenção!!!! é uma vergonha… Comprei 1 bilhete e Paguei seguro,infelizmente não foi possivel viajar…
    1ºnão havia ninguem para atender os varios telefones
    2ºtive que ir a 1 aeroprto para tentar resolver a situaçao e fiz 200km para tal.
    3ºsó iria receber 20% do valor do bilhete
    4ºsó iria receber na totalidade em caso de MORTE
    Há alguem com copacidades de comentar a vergonha da Facilidade de compra de um Bilhete e a IMPOSSIBILIDADE de ser reembolsado COM O SEGURO PAGO PARA TAL EFEITO?????????????

Deixar uma resposta