PIB do primeiro trimestre de 2007: estimativa rápida

Às 10 horas de hoje o INE publicou pela primeira vez uma estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) apurada 45 dias após o final do trimestre a que se refere.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, a variação homóloga, em volume, do PIB, fixou-se nos primeiros três meses do corrente ano em 2,1%, o valor mais elevado desde o primeiro trimestre de 2002, ficando ligeiramente acima do apurado no 2º semestre de 2004 (efeito Euro2004). A variação, também em volume, face ao trimestre anterior fixou-se nos 0,8%.

PIB do primeiro trimestre de 2007Comparando com os restantes países da União Europeia (consulte-se a esse propósito a compilação do Eurostat publicada à mesma hora) verifica-se que Portugal continua a registar das taxas de variação homologas mais baixas entre os países que apuram estimativas a 45 dias, só ultrapassando a França. Por outro lado, assinala-se que a variação em cadeia (face ao trimestre anterior) se apresenta mais favorável tendo ficado inclusive acima da média estimada para a União Europeia.

No próximo dia 8 de Junho o INE actualizará e detalhará esta estimativa que naturalmente será revista na medida em que surjam revisões da informação de base e na medida em que surja nova informação não disponível nos primeiros 42 dias posteriores ao fim do trimestre de referência.

Deixar uma resposta