Pague o Imposto Automóvel no mês em que o seu carro faz anos (actualizado)

Pague o Imposto Automóvel no mês em que o seu carro faz anos. O (novo) Imposto Único de Circulação (IUC) que substituiu em Julho passado o Imposto Automóvel, passará a ser pago preferencialmente pela página de declarações electrónicas do Ministério das Finanças (sendo a única opção no caso de veículos detidos por empresas). O pagamento do imposto passará a ser devido na data de aniversário constante na matrícula do automóvel. Ou seja, não existirá um período de pagamento comum como até aqui. Adicionalmente, desaparecerá o selo que se afixava no veículo devendo o condutor juntar aos documentos cuja apresentação é exigível pelas autoridades, o comprovativo de pagamento do IUC.

Entretanto, a partir de 1 de Janeiro haverá nova alteração do peso relativo das componentes que formam o imposto reforçando-se o carater penalizador para os veículos mais poluentes. Sobre este assunto consulte: “Simulador do Imposto sobre Veículos 2008“.

ADENDA (15 de Fevereiro de 2008): Segundo notícia recente o prazo de pagamento dos veículos com matrícula de Janeiro foi alargado até 25 de Fevereiro.

GOSTOU DO QUE LEU?
Então não perca nenhum dos nossos artigos.
Receba um EMAIL diário com os resumos:


Artigos Relacionados

59 comentários

  1. tiago said:

    ola, comprei um automovel usado, e o documento do imposto unico de circulaçao diz: este documento só é valido quando acompanhado pelo comprovativo do pagamento… e nao nao vinha esse comprovativo, como posso saber se o imposto unico de circulaçao se encontra pago? é possi vel ver na net? aguardo resposta, cmpts

  2. tiago said:

    ja tenho a respsta á pergunta que tinha feito anteriormente.
    para quem tenha o mesmo problema, aqui fica a resposta:
    fui ás finanças e la informaram que o imposto se encontrava pago.
    por isso o melhor é ir ás finanças, que la nos informam…
    e tambem me disseram que nem somos mesmo obrigados fazermonos de acompanhar do comprovativo de pagamento do imposto unico de circulaçao, pois a autoridade ja nem fiscaliza isso, pois se nao temos o imposto em dia as proprias finanças se encarregam de nos mandar a multa…

    cmpts

  3. Poste said:

    parabéns pelo site,

    parti-me rir a ler as questões postas

    continuem assim

    ….

  4. Pingback: Tabela IUC 2011 – Imposto Único de Circulação 2011 (antigo selo automóvel) | Economia e Finanças

  5. Augusto Palma said:

    Bom dia ao verificar hoje os documentos da minha carrinha, tenho duvidas, se é que paguei o imposto de 2010, porque não encontro o comprovante.
    Como hoje em dia os problemas a resolver são cada vez mais, atribuídos a cada um de nós, seres humanos, seria de toda a conveniência que: As Finanças introduzissem, no sistema um alarme que emitia, para cada contribuinte um e-mail alertando a data do pagamento do imposto a pagar, possivelmente até já introduzido no formato, o documento a pagar.
    Penso que não será difícil, e todos ficamos a ganhar, Finanças e contribuintes.
    Muito obrigada pela atenção
    APalma

  6. MMLRP said:

    Comprei um carro novo em 30 /11/ 2007 e como pensei que estava isento ao pagamento do IUC de 2007 só comecei a pagar em 2008,2009, 2010.

    Hoje recebi das Finanças um documento exigindo o pagamento de 100 euros relativo ao IUC de 2007.
    Devo pagar?
    Desde ja o meo obrigado

  7. Ernesto Sitefane said:

    Tenho um automóvel com a matrícula de Janeiro de 2011. Só tenho que pagar o Imposto Único de Circulação em Janeiro de 2012, não é verdade?

  8. Ana Teixeira said:

    Boa tarde

    O meu veiculo tem a matricula do mês de novembro, visto ter tido um acidente agora no presente mês no qual o meu veiculo ficou como perda total e posteriormente irei dar baixa da matricula, pergunto se tenho que comprar o IUC de 2012?

    Agradeço a vossa resposta.

    Obrigada

    Ana Teixeira

Top