Pague o Imposto Automóvel no mês em que o seu carro faz anos (actualizado)

Pague o Imposto Automóvel no mês em que o seu carro faz anos. O (novo) Imposto Único de Circulação (IUC) que substituiu em Julho passado o Imposto Automóvel, passará a ser pago preferencialmente pela página de declarações electrónicas do Ministério das Finanças (sendo a única opção no caso de veículos detidos por empresas). O pagamento do imposto passará a ser devido na data de aniversário constante na matrícula do automóvel. Ou seja, não existirá um período de pagamento comum como até aqui. Adicionalmente, desaparecerá o selo que se afixava no veículo devendo o condutor juntar aos documentos cuja apresentação é exigível pelas autoridades, o comprovativo de pagamento do IUC.

Entretanto, a partir de 1 de Janeiro haverá nova alteração do peso relativo das componentes que formam o imposto reforçando-se o carater penalizador para os veículos mais poluentes. Sobre este assunto consulte: “Simulador do Imposto sobre Veículos 2008“.

ADENDA (15 de Fevereiro de 2008): Segundo notícia recente o prazo de pagamento dos veículos com matrícula de Janeiro foi alargado até 25 de Fevereiro.

GOSTOU DO QUE LEU?
Então não perca nenhum dos nossos artigos.
Receba um EMAIL diário com os resumos:

59 comentários sobre “Pague o Imposto Automóvel no mês em que o seu carro faz anos (actualizado)

  1. Boa noite . Tenho um Carro de Fevereiro e outro de Junho.Gostaria de saber até quando posso comprar os selos respectivos e como fazer o pagam ento pela net. Sem outro assunto Muito obrigado Aldemiro Pires

  2. Boas, tenho um veiculo de 06/2002 importado para portugal em 02/2009 e gostaria de saber se tenho que pagar o IUC em que altura?
    Obrigado

  3. estou cumprimentando:
    gostaria de ser mais esclarecido, sobre o selo do carro gasóleo,92-03-ZI,12-04,e que forma, entrar no site de finanças,
    obrigado
    jose helio

  4. Boas, adqueri um veiculo no dia 12 de Maio 2009,com a data da matricula de 31-03-2000 sabendo que o antigo proprietário e o stand não pagou o imposto de circulação, queria saber como poderei faze-lo sem pagar a multa dos 15.00€ e se poderei faze-lo com os papeis provisórios carimbados do stand. Poderei circular sem esse documento, sem ter problemas com a força de segurança

    Sem outro assunto, com os melhores cumprimentos…

    Gabriela Graça

  5. Bom Dia.
    comprei carro novo em Abril de 2009 precisava de saber quando devo pagar o imposto de circulação. Se só no ano seguinte quando completar 1 ano ou antecipadamente.
    Sem outro assunto;os melhores comprimentos.
    Sandra Almeida

  6. devia ter paga o imposto automovel em fevereiro,mas nunca mais me lembrei,sera que irei pagar multa? o que fazer?

  7. olá boa tarde.
    há coisa de um ano comprei um rover(eu nao tenho carta de condução) foi apenas para o meu companheiro me poder levar e buscar ao trabalho.
    mas este numa desavença da nossa parte vendeu o carro a um rapaz de etnia cigana e eu ainde tive que passar a declaração de compra/ venda mesmo obrigada e o rapaz não me deixou ir com ele para passar o carro para o nome dele e garantiu-me que me trazia uma cópia qualker na altura.
    ao certo ele nunca mais apareceu lá em casa com a tal cópia e pelo que ouvi dizer esse teve um grande acidente e o carro acabou por ir para o ferro velho. como não era eu que tratava dos pagamentos e sim o meu companheiro eu nao sei se o tal rapaz chegou a passar o carro para o nome dele ou se deu baixa do carro. como devo fazer?
    é que estou preocupada com esta situaçao e tenho medo de vir a ter que pagar uma grande multa.
    agradeço a compreensão e aguardo uma rsp.

  8. ola, comprei um automovel usado, e o documento do imposto unico de circulaçao diz: este documento só é valido quando acompanhado pelo comprovativo do pagamento… e nao nao vinha esse comprovativo, como posso saber se o imposto unico de circulaçao se encontra pago? é possi vel ver na net? aguardo resposta, cmpts

  9. ja tenho a respsta á pergunta que tinha feito anteriormente.
    para quem tenha o mesmo problema, aqui fica a resposta:
    fui ás finanças e la informaram que o imposto se encontrava pago.
    por isso o melhor é ir ás finanças, que la nos informam…
    e tambem me disseram que nem somos mesmo obrigados fazermonos de acompanhar do comprovativo de pagamento do imposto unico de circulaçao, pois a autoridade ja nem fiscaliza isso, pois se nao temos o imposto em dia as proprias finanças se encarregam de nos mandar a multa…

    cmpts

  10. parabéns pelo site,

    parti-me rir a ler as questões postas

    continuem assim

    ….

  11. Bom dia ao verificar hoje os documentos da minha carrinha, tenho duvidas, se é que paguei o imposto de 2010, porque não encontro o comprovante.
    Como hoje em dia os problemas a resolver são cada vez mais, atribuídos a cada um de nós, seres humanos, seria de toda a conveniência que: As Finanças introduzissem, no sistema um alarme que emitia, para cada contribuinte um e-mail alertando a data do pagamento do imposto a pagar, possivelmente até já introduzido no formato, o documento a pagar.
    Penso que não será difícil, e todos ficamos a ganhar, Finanças e contribuintes.
    Muito obrigada pela atenção
    APalma

  12. Comprei um carro novo em 30 /11/ 2007 e como pensei que estava isento ao pagamento do IUC de 2007 só comecei a pagar em 2008,2009, 2010.

    Hoje recebi das Finanças um documento exigindo o pagamento de 100 euros relativo ao IUC de 2007.
    Devo pagar?
    Desde ja o meo obrigado

  13. Tenho um automóvel com a matrícula de Janeiro de 2011. Só tenho que pagar o Imposto Único de Circulação em Janeiro de 2012, não é verdade?

  14. Boa tarde

    O meu veiculo tem a matricula do mês de novembro, visto ter tido um acidente agora no presente mês no qual o meu veiculo ficou como perda total e posteriormente irei dar baixa da matricula, pergunto se tenho que comprar o IUC de 2012?

    Agradeço a vossa resposta.

    Obrigada

    Ana Teixeira

Deixar uma resposta