Finanças iniciam pagamento do reembolso do IRS 2006 (actualizado a 29 de Junho)
Atendendo à popularidade do artigo aqui publicado relativo aos reembolsos do IRS de 2006, permitam-me umas linhas.
Se ainda não é (?) uma verdade comprovada pelos serviços do Economia & Finanças, há um bom indício que aponta para que o título deste artigo seja verídico a muito curto prazo.
Chegou-nos a informação de que durante a presente semana as Finanças emitiram um número significativo de notas de liquidação. Nos próximos dias será visível o início do pagamento dos reembolsos do IRS relativos a 2006, particularmente entre aqueles contribuintes que indicaram o Número de Identificação Bancária às Finanças.
Mais uns trocos para compôr o orçamento ou, quem sabe, neste período de febre bolsista, para investir na OPS da Martifer ou no IPO da REN.
ADENDA (27 de Junho): Ainda que muitos contribuintes encontrem a informação LIQUIDADO quando efectuam a consulta da sua situação junto ao portal das Finanças o facto é que segundo as últimas notícias apenas no final da corrente semana o dinheiro começará a sair da Tesouraria Publica e a entrar na conta dos contribuintes que têm a haver reembolsos.
29 de Junho: Pois que por estes dias está confirmado. Começando por quem tem menos a receber (ou pelo menos assim parece) os reembolsos já estão a ser feitos.
Obrigado.
Publicado em 15 June , 2007 | Arquivado em Dinheiros |
Comentários
1069 comentários a “Finanças iniciam pagamento do reembolso do IRS 2006 (actualizado a 29 de Junho)”
[...] Comentários Finanças iniciam pagamento do reembolso do IRS 2006 - Economia & Finanças - Todo o economista … em Reembolsos do IRS 2006Tundra em Martifer em bolsa no final de Junho (act.)robert em PIB do 3º [...]
Este governo nao tem medidas nem respeito pelos portugueses.Como querem que os portugueses paguem a horas as suas contas quando eles sao os piores pagadores.
Penso que estamos perante um governo Salazarista.
Portugal começa pelo melhoramento quando o governo e deputados tb aceitarem baixar os seus ordenados.
è mais uma prova que aquilo que o estado diz não se escreve, estão contribuintes a receber irs sem terem nib e a entregaram mais tarde, Injustiça? não sei, o q é certo é que quando dizem que os que teem nib recebem primeiro é falso,trabalho num gabinete de contabilidade e ainda não recebi o meu irs enviado primeiro que certos contribuintes que ja teem cheque emitido.
Estivessemos nós atrasados nos pagamentos…
sinceramente…ainda vamos pedir informaçoes as finanças e a resposta que te nos dão é: é uma questão de aguardar! sim aguardamos mesmo precisando do dinheiro , mas ver os outros a receber 1º que nós e ainda por cima entregaram o irs + tarde e nem sequer pela net, bem isto parece uma fantoxada não!?
sinceramente este governo não tem mesmo respeito pelo povo portugues, como é possivel pessoas que não entregaram nib para transferencia bancaria já terem recebido o irs??????
qual a desculpa de agora?????falha técnica????blá, blá , blá.quem quiser que espere pois……. não há justiça………..
alguem já recebeu o irs ate ao dia de hoje?que tenha entregado para o final do prazo e pela net.respondam-me please ja começo a ficar um pouco ansiosa e a achar que algo de errado se passa com o meu rembolso!
A Catarina entregou na 1ª ou na 2ª fase?
catarina.. somos 2. Entreguei pela net, pus o NIB, e até hoje nada! E pessoas que nem entregaram o NIB já começaram a receber…
Palhaçada total
eu entreguei na primeira.
Data de recepção 2007-03-19
Pelo menos até ao fim do mês (e não sei se até 31 de Agosto) as finanças estão dentro do prazo. É chato mas a fava calha sempre a alguém. Das pessoas com quem falei da 1ª fase já todas receberam, não deve demorar muito mais.
MAS AFINAL O QUE É A 1º FASE?CONFESSO AINDA NÃO PERCEBI!EU ENTREGUEI 2 DIAS FORA DO PRAZO, ISSO PERTENCE A SEGUNDA FASE É ISSO?
MAIS CONCRETAMENTE A DATA DE RECEPCÇÃO 2007-O4-22.SEI QUE ENTREGUEI FORA DE PRAZO AXO QUE PELA NET ERA A TE AO DIA 20, AXO EU!MAS SER
Catarina: A segunda fase diz respeito aos trabalhadores independentes e a rendimentos de capitais ou prediais. A entrega fora do prazo normalmente acarrete uma coima que na sua forma atenuante é de 50 €, pelo menos é o que tenho visto. O facto de ter entregue fora do prazo acho que só tem como consequência isso, e não um reembolso posterior, agregado aos da 2ª fase que recebem mais tarde.
De facto, nas consultas ao site das finanças, elas já aparecem como liquidadas e até já possuem o número da liquidação correspondente, se bem que ainda não procederam a reembolsos, pelo menos a dois dos IRS que preenchi.
Também me foi informado que as Cartas das notas demonstrativas não seriam registadas este ano, mas a verdade é que a da minha declaração, veio registada.
ok , ja percebi ,obrigada pela tua resposta , ja vi que tenho mesmo e de ter paciencia e esperar! não a outro remédio não é!
QUALQUER DAS FORMAS QUANDO CONSULTO A MINHA SITUAÇÃO DIZ:REEMBOLSO:EMISSÃO APOS 30 DE SETEMBRO ,MAS COM A DATA DA SITUAÇÃO DO DIA 29-06-2007 OU SEJA NO DIA QUE COMEÇARAM A PAGAR.VAI UMA PESSOA ENTENDER ESTAS COISAS.
Tal como o filipe, entreguei na primeira fase pela net (no inicio do prazo) coloquei NIB e ainda não recebi…e já começo a ficar preocupada…
Mais alguém até à data está nas mesmas condições?
cristina:ja li um artigo que as pessoas pertencentes a 1º fase ja receberam porque terminou nesta quarta feira, ou seja ja vão começar a 2º fase, tudo isto é estranho sei de pessoas que não meteram pela net e ja receberam!tambem ainda não recebi mas eu pertenço a segunda fase.
ja agora o que diz quando consulta a sua situação?diz reembolso apos 31 de agosto ou setembro?
Tanto quanto sei ainda estão a ser processados os pagamentos da primeira fase, mesmo que eventualmente tenham iniciado os reembolsos da segunda. Quando consulto a situação do meu irmão a data que refere é a de 31 de Agosto, mas normalmente é sempre mais cedo, nomeadamente neste mês. Se tiver sido efectuado o pagamento, nos resumos de cobrança de 2006 deverá aparecer o dito documento como definitivo e com a possibilidade de consulta da situação do mesmo.
Caros Amigos por favor esclareçam-me.
Eu para consultar a situação do IRS, vou à opção “Contibuinte/Consultar/IRS 2006″, estou no sitio certo? É que na situação aparece “DECLARACAO COM REEMBOLSO” e apesar de lá constar um numero de liquidação, não aparece nenhuma data para liquidação ou emissão.
Continuo sem perceber nada! Deparo-me com situações em que muitas pessoas nao fizeram o IRS pela net, nem colocaram o NIB e já receberam o cheque mágico! E eu, que fiz pela net, k coloquei o NIB… continuo na mesma. 820 EUR que estão difíceis de entrarem na conta…
Enfim.. Vergonha de País!
0 que é certo, é essa historia de se meter o irs pela net é uma ilusão por completo!pessoas que entregam o papel ja receberam…para o ano ja sei o que fazer!nas consultas das situaçoes , já vi que metem lá varias coisas e por + que falemos com outras pessoas não se entende o que eles querem dizer!o que é certo é que o dinheiro não aparece!que é o meu caso.fogo!
RECEBI CORREIO REGISTADO A DIZER:
“Fica V.Ex.ª notificado(a) de que nao há lugar ao pagamento ou reembolso da importancia apurada na liquidaçao de IRS relativa ao ano a que respeitam os rendimentos, por ser inferior ao limite mínimo previsto no art. 95.º do CIRS.”
«23,51€»! é preciso ter lata!
Será que ao menos posso declarar no próximo IRS como donativo ao ESTADO?
e esta ein?…
o que é mais cómico é que pesquiso acefca do tal artigo 95.º e só vejo informaçao sobre pagamentos, e os reembolsos? Paga Zé! Paga Zé!
isso é mentira sei de pessoas que ja receberam como reembolso a quantia de 17.00!por isso seja qual fôr o valor a pessoa recebe!normalmente essas quantias são enviadas por cheque.
pois! se calhar essa pessoa eras tu mesma!!!! bem vamos ao ke interessa alg sabe kuando começa a 2º fase? acho ke é a partir de hoje es pero bem ke sim
Calma Pessoal, não se enervem.
Não é mentira nenhuma. A mim tambem já me aconteceu há alguns (muitos anos atrás).
No tempo do “dinheiro português”, o valor limite era 5 000 Esc., e parece-me que este limite, tanto era para receber como para pagar.
Provavelmente agora o limite para receber será 25 Euros.
Ontem, a situação do meu IRS mudou para “LIQUIDADA-VEJA RESUMO DE COBRANÇA”. Espero que isto queira dizer que o €€€ aterre na minha conta na 2ª ou 3ª feira.
A minha situação também mudou para “LIQUIDADA-VEJA RESUMO DE COBRANÇA”. No entanto, enquanto não aparecer nada no Resumo de Cobrança a transferência bancária não foi ordenada. Como referência, no ano passado distaram 14 dias entre a data da liquidação e a data da transferência.
No meu caso ainda é mais engraçadop, enviei dia 8 de Março ainda durante a manhã, ou seja no primeiro dia em que era possível enviar pela net, nas primeiras horas… ainda não recebi… tenho a situação como liquidada, segundo o help desk desde semana passada dia 09/07, hoje consulto a minha situação e encontra-se exactamente: “Liquidada- veja resumo de cobrança”… falam nos valor menos significativos algures… mentira!!! Sei quem recebeu por cheque e o valor de pouco significadtivo não tem nada, o meu sim é pouco significativo…
De facto o valor não tem nada a ver com a ordem de pagamento. Eu entreguei a declaração no dia 24/03 e a data de liquidação foi também o dia 09/07 - ou seja, a mesma que a da Tânia, que entregou 16 dias antes de mim.
Realisticamente, e sem qualquer pessimismo, julgo que receberemos o dinheiro na próxima semana (a partir do dia 23).
PELO MENOS A VOSSA AINDA DIZ LIQUIDADA, JA NÃO É MAU!AGORA EU QUANDO CONSULTO A MINHA SITUAÇÃO DIZ:REEMBOLSO APOS 30 DE SETEMBRO. O QUE ISTO QUERER
a minha situação tambem diz:reembolso:emissão apos 30 de setembro.tambem não faço a minima do que isto quer dizer!o + engraçado é que ja tentei telefonar la para o nº do help desk e poe-me musica , da ultima vez gastei quase 5 euros e ninguem me atendeu!realmente…
Lamento não poder ajudar mas não faço ideia se isso significará que supostamente não receberão antes de Outubro. Julgo que não, que será uma daquelas expressões genéricas que, embora conformes à Lei, não dizem nada… Tentem colocar a situação por e-mail (deirs2@dgci.min-financas.pt), eles são capazes de demorar 3 ou 4 dias a dar resposta mas normalmente respondem sempre. É capaz de ser melhor do que voltarem a tentar o help desk telefónico.
Serão declarações entregues após a data limite??? A segunda fase começa assim que terminarem os acertos da 1ª fase! Finais de Agosto… julgo eu… se bem que já li algures que alguém da 2ª fase já recebeu…
Teoricamente é isso, sim. 1ª fase regularizada até 31 de Agosto, logo 2ª fase a partir de 1 de Setembro. Mas são datas indicativas, até porque já ouvi pessoas da 2ª fase dizerem que já receberam. O moral da história é que andamos a tentar perceber a lógica de um processo de que lógico e coerente não tem nada! A única atitude lógica que vejo no meio disto tudo é irmos consultando a nossa conta bancária…
bem já enviei o e-mail, agora vou esperar para ver o que me dizem!concordo com o pedro!temos mesmo é ir dando uma espreitadela na conta bancária a espera que chegue o dia mágico!enquanto que outros por esta altura já o têm gasto…tá mal
… acho que este ano os serviços se devem ter perdido um pouco na organização… isto nem tem nada a ver com o governo… ytem a ver com a máquina fiscal que este anop parece mal lubrificada, no ano passado recebi na conta dia 28-06…
No ano passado também recebi ainda em Junho mas eu já tinha ouvido há uns tempos atrás que este ano iam pagar mais tarde (pelo menos a alguns!) Se me pagarem na próxima semana, será um mês mais tarde do que no ano passado.
…e já viste hj a tua conta bancária?
Não me digas que já recebeste??? Eu fui ver agora mesmo (a tua pergunta encheu-me de esperança…) mas ainda nada…
Hei malta,ñ percam a esperança,com jeitinho ainda dá para recebermos no natal,já ñ é mau,só vos digo que é portugal no seu melhor enfim…..
Olá!
Alguém me saberá dizer se existe ou não a possibilidade de pedir com carácter de urgência a nota de liquidação referente a 2006? Entreguei a minha declaração na 2ª fase, pela internet.
Obrigada
a minha situação é engraçada nos principios deste mês dizia: liquidada veja situação de cobrança, pois é fiquei cheia de esperança, como nunca mais entrava na conta{uma vez que foi pela net e atempadamente}, fui consultar outra vez e agora diz reembolso até 31 de agosto…o melhor é aguardar mas respondendo á Ana acho que o estado não quer saber das urgencias de ninguém o melhor é falares com o teu banco…
Entreguei a minha declaração na 1ª fase (10/3/2007), com NIB, e hoje estava como liquidada mas sem documento no resumo de cobrança. Tb não tenho o dinheiro na conta. Sei de pessoas que entregaram depois, sem NIB e já receberam. Isto é que é o SIMPLEX ? Acho que vou mandar descontar o valor do Imposto Circulação do IRS que tenho a receber……onde quer que ele esteja, perdido na 5ª dimensão….DO IRS só sei que nada sei…..como diria Sócrates (o outro).
IMAGINEM SÓ OS LUCROS REALIZADOS COM O NOSSO DINHEIRO “DO LADO DE L
vergonha? alguém falou num estado de espirito completamente desconhecido para quem quer,pode e manda…já ouvi dizer que até dia 15 de agosto a primeira fase está entregue, por isso o melhor é comprar um banquinho…
A minha situação está como liquidada… o que quer dizer que só falta o Tesouro emitir a autorização para debito em conta… e já lá vai mais de uma semana desde que me disseram pelo help desk … Mas reembolsos com caracter de urgencia nããã!!!, eles têm prazos limite para liquidação e como os alargaram este ano nem juros há… Pedro, não tenho o dinheiro na conta… são 100 contitos mas esperemos por eles…
Bem…só quero agradecer a todos porque desde 29-06 que tenho o meu IRS a variar entre “Emissão até 31 de Agosto ” e “Liquidada-veja resumo de cobrança” até 10-07. Resumo de Cobrança é a brincar porque não está lá nada, na conta nem um tostão, aos mails ninguém responde e estava a começar a ficar preocupada.
Não é consolo, mas pelo menos não é o meu IRS que está empancado…é generalizado…Enfim, o que é que se esperava. Têm andado todos mais ocupados a defender a licenciatura do Sócrates e a tentarem não dizer mal dele para não serem despedidos, suspensos ou sei lá que mais…
Na minha conta hoje népia!!! O ano passado recebi a 28-06 e só quase 2 semanas depois é que passaram do cálculo provisório para o estado de Liquidada…Este ano resolveram inovar e fizeram ao contrário…Má ideia, como e costume.
Pois Joana o meuestá na mesmissima situação que o teu… e é melhor não falares da licenciatura do nosso primeiro-ministro… olha a censura…
Olá outra vez,
Este fim de semana entrei no site e também me aparece “Liquidado veja resumo de cobrança”, no resumo de cobrança nada e na conta também não…cada vez percebe menos!
e pelos vistos desde de dia 10 de julho…´
O que podemos fazer…será que é normal?
ou é melhor ligar para o 707205707?
Cristina a seca ao telefone é descomunal… mas tenta e depois diz-nos o que te informaram…
Bem Tânia…felizmente não trabalho na função pública, mas nunca fiando.. De qualquer maneira, já fiz as contas e desempregada ganharia menos uns 100 euros do que ganho mensalmente… Devem ser os 100 euros da gasolina..
Só mesmo neste país é que se lucra no desemprego e quem trabalha anda num sufoco à espera do reembolso do IRS….
Eu já pensei em ligar para as linhas de apoio…mas quem é que me reembolsa depois o dinheirão que gastei no telemóvel??? Se para pagar o que é meu de direito é esta telenovela, imagine-se reclamar outro reembolso…
Eu bem sei que lhes deve custar chutarem-me os 1400 euros para a conta, mas é o que dá ter 2 filhos, um enteado e um belo abono de familia de 43,04€ (atenção que os 0,04€ fazem logo a diferença).
Bem é melhor parar por aqui que não tenho um átomo no corpo que não fique em ebulição quando vejo o exemplar funcionamento dos nossos organismos públicos. É um exemplo, sem dúvida, um exemplo a não seguir…
Pois eu tb não, mas todo o cuidado é pouco! Mas é mesmo verdade, quam trabalha faz contas para pagar tudo, eu tenho 1 filhote e outro que vem a caminho, o IRS dá sempre uma ajuda, ajuda a por certas contas em dia, tipo cartão de credito etc… só que infelizmente a Direcção Geral de Tesouro está a borrifar-se para a situação das familias portuguesas!
CONCORDO PLENAMENTE COM VOÇES!MAS É ASSIM QUEM ESTA A ESPERA DO REEMBOLSO PARA PAGAR CONTAS OU OUTRAS COISAS + AINDA NÃO RECEBEU!AGORA PARA QUEM ESSE DINHEIRO É SIMPLESMENTE SÓ PARA ACRESCENTAR PARA FÉRIAS, SE FOR PRECISO ESSES SIM J
Catarina este é o nosso país…só não entendi a do NIB… eles têm o meu NIB à anos!!! Devo ter sido das primeiras pessoas a enviar pela net… e enfim…
Estou na mesma situação ou seja a situação é que parece uma bola de ping-pong tanto esta em Reembolso até 31 de Agosto como está em liquidada veja resumo de cobrança (que nada tem). Queria saber se alguem tem ideia de quando o estado resolve esta situação e resolve pagar o que nos deve e que nunca deveria ser sacado dos nossos salários…. espertos;)
como podes ver aqui ninguem tem ideia quando se vai resolver esta situação, ainda não vi aqui ninguem comentar que já recebeu! isto deve ser para dar com os portugueses em malucos!
Eles tg têm o meu nib … n entendo …. nada deste simplex!!!!!!
pois nem eu!já agora o que diz quando consultas a tua situação ricardo?
Enganaram-se no nome do programa… Complicadex ou outras palavras menos próprias é que se adequavam…
E essa do NIB é nova porque até agora eu podia pedir para transferirem o reembolso para a conta do meu vizinho se me apetecesse. Agora temos de ter um NIB em que somos titulares….
Pergunta parva a que ninguém me respondeu: se eu tiver um NIB só meu no site, o meu marido tiver um NIB só dele no site e preenchermos a declaração de IRS e pedirmos reembolso para um 3º NIB…. ONDE RAIOS É QUE VAI PARAR O DINHEIRO???? De acordo com o Ministério das Finanças vai ter a………
Pois é, também não sei porque ninguém se dignou a responder ao meu email..
E hoje deve ser dia de folga nos serviços centrais por motivos de ordem técnica… que são as duas mensagens que me aparecem quando faço consultar IRS ou consultar Resumo de Cobrança…
“Falta de comunicação com os serviços centrais” ” Não é possível aceder ao conteúdo por motivos de ordem técnica”.. e que tal porem um “SITE TEMPORARIAMENTE FORA DE SERVIÇO POR INCOMPETÊNCIA”, pelo menos era sincero.
olá! eu tambem faço parte do clube dos desesperados… mas a minha situaçao está liquidada desde 29/6, eu so não sei é onde param os euros???!!! é um absurdo, entreguei a declaraçao a 14/3,e não mora cá nada…
só neste país é que acontecem coisas destas,liguei pras finanças e mandaram-me ir vendo o saldo pode ser a qualquer momento, é tipo a gravidez, “nove meses depois pode rebentar as águas em qualquer altura” que trsteza!!!
SÓ SEI QUE SITUAÇÃO IGUAL A MINHA AINDA NÃO VIA AQUI! OU SEJA TENHO A DATA DE SITUAÇÃO TAMBEM DESDE O DIA 29/06, DE INICIO DIZIA LIQUIDADA, VEJA RESUMO DE COBRANÇA E DE REPENTE APARECEU OUTRA COISA.REEMBOLSO:EMISSÃO APOS 30 DE SETEMBRO.MAS A DATA DA SITUAÇÃO CONTINUA DESDE O DIA 29/.JA FUI AS FINANÇAS PARA ME EXPLICAREM, SE FUI PARA L
quando eu liguei pras finanças o sr. com quem falei, disse mesmo na minha cara que não nos podemos fiar na informação da net ou parte dela pois nem sempre tá actualizada
preciso do money pra ontem,…
a minha filhota vai pro 5º ano e os livros são uma pipa de massa, será que o nosso 1º ministro não tem mão nesta situaçao??? ou será que estao a precisar do guito pra fazer umas lavagenzinhas de dinheirinho pela porta do cavalo????
olá sou eu outra vez como há uma Cristina como eu, eu passo a ser a CC. tantas duvidas iguais ás minhas, amanhã vou ás finanças vou fazer estas perguntas todas que nos transtornam tanto porque estamos á espera deste dinheirinho que tanta falta nos faz…amanha digo-vos alguma coisa
olá sou eu outra vez como há uma Cristina como eu, eu passo a ser a CC. amanhã vou ás finanças vou fazer estas perguntas todas que nos transtornam tanto porque estamos á espera deste dinheirinho que tanta falta nos faz…amanha digo-vos alguma coisa
Respondendo à Catarina:
A minha situação está : Com falta de Euros …
a da declaração está : LIQUIDADA-VEJA RESUMO DE COBRANÇA
desde de 10 de Julho
o que é mentira no resumo de cobrança tá tudo em branco.
Liguei na passada sexta-feira para o helpdesk, com o intuito de fazer 1 reclamação. Ao fim de 45 minutos pendurado ao telefone lá fui atendido por 1 senhora. Quando confrontada com a minha questão, retorquiu logo: -mas reclamar do quê? ainda estamos dentro do prazo!
ao que eu lhe respondi: - minha senhora a minha reclamação vai no sentido de não existir um critério lógico e justo para o pagamento dos reembolsos! ainda para mais quando vocês chamaram a n/ atenção para verificar o NIB, pois iriam dar prioridade às entregas pela net e com NIB!
A resposta que obtive quanto à minha reclamação foi de que a mesma teria de ser feita a 1 nível muito superior!
(talvez divino!)
Para fim de conversa, disse à senhora que assim sendo, ou seja existindo um não critério para o pagamento dos reembolsos, mais valia então entregar a próxima declaração de rendimentos em suporte de papel e lá para o final do prazo, uma vez que já há contribuintes nessa situação a receber!
Já agora mais um aparte:
Ora no resumo de cobrança aparece exercio de 2006 e exercicio de 2007, deve de ser mais alguma coisa para o novo simplex, pois se eles ainda não preencheram o resumo do exercicio de 2006 porque é que colocam já o do ano que vêm, será para recebermos logo em Janeiro ?
Viva “PortuSIMPLEX”.
Respondendo às Catarinas e solidarizando-me com o Ricardo:
A minha situação está como a dele.
A situação da declaração está como a dele.
A minha situação mental tende a piorar….
A ver em que é que pára a situação da conta amanhã
Cristina C ou CC
Aguardamos então as suas “novidades” das finanças para amanhã!
sim porque pelo o que vi agora não vale a pena eu telefonar e gastar dinheiro e tempo, que de nada me vai valer…bem amanhã há mais, pode ser que tenhamos uma surpresa!
PS - A minha situação é tal e qual a do ricardo
RICARDO:desde o dia 10 ate ao dia de hoje só passaram 7 dias ou seja pelo o que me ja apercebi e o que me ja disseram é que desde o momento em que diz liquidado temos de contar pelo menos 14 ou 15 dias até o dinheiro entrar na conta e no seu caso passaram 7 dias , deve estar mesmo a arrebentar…axo eu!
Catarina, que Deus a oiça e os tipos das finanças tb …
olha a todos em que a situação diz:liquidado axo que já se podem dar por contentes já é meio caminho andado…agora a minha nem isso diz!
vamos aguardar e rezar ao Santo Onofre…patrono da fortuna…e a Santa Rita… advogada dos impossiveis… são pancracio que o dedo aponte pras nossas carteiras…e se se lembrarem de mais algum “ajuntem-se”
Bom, de facto, hoje estou a começar a chatera-me a sério com isto.
Hoje, estava eu a almoçar e lanço a pergunta aos meus colegas de trabalho : “ALGUEM J
Hoje continuamos na mesma.
Dinheiro na conta é mentira!
Ao site da DGCI nem consigo aceder!
Enfim…mais um dia sem novidades!
As finanças no seu melhor…
Eles estão a gozar connosco!!!!!
Desde ontem pelas 17 horas que não há site das declarações electrónicas para ninguem!!!! Provavelmente, quando aparecer novamente vem com a indicação - liquidado - tudo pago … iiiiiiiiiiiiii (ao menos que nos devolvam com uns juritos!…)
Pelo que vejo, quem entregou em papel e sem NIB já recebeu. Pela Internet e com NIB não.
Critério SIMPLEX (e anti-ecologista devo dizer…).
Para o ano vou entregar em papel, e no primeiro dia dos pagamentos vou à repartição para me pagarem em dinheiro.
Assim podem também poupar no cheque e no envio pelo correio.
Já agora gostava de saber se os ministros e deputados (como devem ter belas quantias a receber), também são “chutados” para o fim da lista……
Um lista dos contribuintes com a data de entrega da declaração e a data de liquidação efectiva (dinheiro na conta ou cheque enviado) seria interessante……
Este ano não vai haver lugar a juritos… pk eles alargaram o prazo de reembolso para 31 de Agosto e anteriormente era, salvo erro, 30 de Abril para os dependentes… eu ja consultei a minha conta e niente… acho que deviamos tentar informar a comunicação social, talvez a resposta do Tesouro fosse mais pronta
Os da comunicaão social também lá vão ver se o deles já caiu! Portanto tambem estão dentro do assunto. Se quiserem barafustar podem fazê-lo!
Acho é que devíamos boicotar a próxima entrega das declarações de rendimentos, ou seja entregarmos todos em papel e sem nib!
Havia de ser o belo e o bonito! porque com as entregas via net, de certeza que reduziram os recursos humanos, o que daria confusão na certa, mas aí com uma justificação!
Estou de acordo com o paulo é o que eles mereciam…
Para os meus lados também não caiu nada…:(
Acho mesmo que vai ser só para à semana!
A Cristina C ia hoje às finanças perguntar essas coisas todas
vamos ver que “novidades” ela nos traz…
Cump.
Cristina tb já cheguei a essa conclusão… prá semana se são 14 a 15 dias depois da data de situação… o que não entendo é que no helpdesk me tinham dito que já estava liquidada antes da data de situação do site… é estupido isto!
bom dia!!!
olhem so o que me aconteceu hoje, fui as finanças para fazer umas perguntas a fim de ficar um pouco mais “exclarecida” mas antes fui ver o saldo e nada… logo após sair da repartiçao e de uma conversa muito acesa com uma senhora muito esterica que se diz funcionaria publica, fui ao mb para carregar o tlm e o meu espanto ja com uns euros a mais na continha eh eh.. vão la amiguinhos e façam barulho como eu, as vezes uma peixeiradazinha faz milagres!!!
Bom dia !!!
Pois no meu caso tenho os mesmos euros na conta
mas ainda bem que mais alguem já recebeu!!!
Betty e tinhas ido lá antes disso?
ido ao mb… claro
Bem com isto, vou aproveitar para almoçar na Repartição de Finanças aqui da Parede. eheheh
Fico contente por ti betty! já não te chateias mais com isso…:)
eu tudo na mesma…, mas se a betty tinha a situação “liquidada” com a data de 29/06 então eu e a maioria das pessoas que tem estado a falar por aqui que tem situação “liquidada” com datas a 09 e 10 de julho acho que bem podemos esperar…:(
“Por dificuldades de comunicação com o sistema central…”
Não bastava não atenderem as chamadas no helpdesk, agora até o site deixou de dar informações!
Estamos sozinhos!
Não há a quem recorrer para obter informações!
É a loucuratotal!
sim, eu ja la tinha ido ao mb, antes de ir as finanças é claro se la estivesse o €€ eu nao ia la fazer nada. mas como nao estava la nada, decidi ir e apanhei uma senhora tao ordinaria que me fez saltar a mola e entao…. fiquei sem papas na lingua e disse tudo o que ia na alma.. e por incrivel que pareça 2 horas depois tinha la o tao desejado dinheirito..
ah e ainda me disse que muita sorte temos nós em receber dentro dos prazos porque eles têm falta de pessoal e estão a matar-se a trabalhar para cumprir datas
HAHAHA
Essa da falta de pessoal é boa!
Há aqui qualquer coisa que não bate certo, então se algumas das pessoas que entregaram em papel e sem NIB, já receberam, é porque os “poucos” funcionários trabalharam, isso é uma verdade!
Mas então e os sistemas de informação (computadores)?
Nada?! são só para enfeitar?
Deve ser isso…
ai…ai…
Olá!
Tenho andado a ler os vossos comentários…e partilho as “angústias” de quem ainda não também recebeu!!! Tenho uma dúvida, como é que saibem qual a data da situação? porque também tenho a minha situação “LIQUIDADA”, mas no sitio onde diz a Data da Situação, diz 17.04.07 - Como é possivel??? Alguém me consegue esclarecer? Obrigada
Olá Ana
Essa é gira…liquidada a 17/04
é mais um enigma! e mais uma prova que não nos
devemos fiar naquilo que está no site…
Eu até percebo que estejam com falta de pessoal, o que não entendo é colocaram que as situações já estão liquidadas quando não há dinheiro na conta, levando as pessoas como eu a ver se não me tinha enganado no NIB e deixarem as pessoas completamente confusas…
Como também não seguirem o critério de os que entregaram pela net e com NIB serem os primeiros…pq do meu universo de pessoas conhecidas está precisamente ao contrário quem esntregou em papel e no ultimo dia é que recebeu logo…
ou seja acho que fizeram precisamente o contrário daquilo que era costume e que anunciavam fazer!
Se ligares para o help desk como eu o fiz e marcares 0 em vez de 1 por causa situação do reembolso dizem-te ” emissão de reembolso até 31 de agosto” uma gravação… tão lindo !!!
Betty e já tentaste ver a tua situação na net?
Ana:
Adata de situação não será a da data de entrega???
olhem so o absurdo… acabei de ver na net e a situaçao mudou!!!???
passou de “liquidada” para “em analise” e eu ja ca tenho o money deste lado ah ah ah ate da vontade de rir
Boa tarde,
Sou mais uma daquelas pessoas que têm situação liquidada no Irs com data de 10/07/07 e nada de dinheirinho. O mais engraçado é que enviei o Irs da minha irmã muito depois de enviar o meu, também enviei o Nib da conta dela e ela recebeu no dia 04/07 em casa o cheque.
Por isso essa cena do NIb é uma treta.
Outra situação, a minha colega entregou o Irs em papel e também já recebeu o cheque em casa.
Não consigo perceber o que se passa e ninguém nos diz nada.
Esqueci-me de dizer que tenho outra colega que também já recepcionou o irs na conta bancaria no dia 04/07 mas a situação dela dizia liquidada mas com data de 24/06/07, ou seja demorou o mesmo tempo que a da betty, 20 dias depois. Pode ser que o nosso chegue dia 30
Boa tarde,
Betty e como está o Resumo de Cobrança ? já aparece alguma coisa ?
falei agora com uma amiga minha que ja recebeu o reembolso no dia 12 de julho e declarou em papel ja com multa de 25€ vejam bem… o nosso governo é mesmo um desgoverno!!!
nao consigo aceder ao resumo de cobrança agora, ta temporariamente indisponivel. mas de manha nao tinha qualquer registo
Tânia,
A data de entrega é dia 15 de Abril (o que de facto está correcto), mas a data da situação é dia 17 de Abril…resolveram a minha situação 2 dias dps..eheheheh
OLHA VI AGORA O MEU RESUMO DE COBRANÇA E DIZ “SEM REGISTO/DOCUMENTOS EM TRATAMENTO”
Betty, Agora sim podes te rir deles …. ahahahah … Palhaçada
e prontos a nozes resta-nos AGUARDARIIIII
A Tânia é que tem razão!
Aguardar, é só isso que temos a fazer!
ah claro, e ir passando a informação aos outros também!
eu se fosse a voces ia mas é fazer uma cena de teatro como eu fiz com aquela bruxa deprimente da repartiçao de finanças
Bem…eu que faço parte do grupo dos seleccionados com data de situação liquidada a 10-07, já nem faço comentários!!!! Se as Finanças estão com falta de pessoal é porque de certeza que a eles não lhes faltou o dinheirinho do reembolso e foram gozar férias.
Resta esperar não é? Esperemos….
Vou mandar o meu marido amanhã às finanças, depois logo vos conto como correu a peça de teatro e se valeu a pena….
Eu tenho o selo do carro para pagar.
Já emiti a nota para pagamento, mas só vou efectuar o respectivo pagamento quando me apetecer, ou seja no último dia do prazo (31 de Julho).
Amor, com amor se paga!
eu fiz o pedido de guia de pagamento do imp auto pela net, paguei logo pelo bes net e ate agora selinho nada… faz 2ª feira um mes. mas tanbem nao me preocupo pois o papel de pagamento livra-me da multa se for o caso de so me mandarem o selo no ano 2010 ah ah ah
Pois eu se continuam assim sem pagar vou fazer fotocopia a cores de um selo qualquer !!! Amor com amor se paga mai nada
isso é uma ideia “muito á frente” Ricardo… mas nao é má de todo… prós pobres como eu dá jeito ah ah ah
Era o que eles mereciam … mas como não me pagam o irs não tenho dinheiro para comprar uma impressora / fotocopiadora a cores, dai eles safarem-se desta … lol
Eu tenho impressora/fotocopiadora…é favor mandarem-me um scan com um selito de carro que é com todo o gosto que faço cópias e envio para quem quiser. Caramba, até envio um autocolante com o selo lá dentro.
Quanto ao meu selo…nem pedido de guia de pagamento, nem pagamento nem coisissima nenhuma…
Passam primeiro o meu dinheirinho… Quanto à multa, depois acertamos contas…a multa deve ficar no valor dos juros que eles deviam pagar pelo atraso nos pagamentos e por darem cabo da sanidade mental a quem precisa dela para trabalhar.
Lá sacarem o dinheiro todos os meses não se esquecem eles, nem têm falta de pessoal…agora devolver isso é outra história.
O Gato Fedorento bem que pode ir preparando os “Tesourinhos Deprimentos dos Orgãos Estatais em Portugal”..e ir logo começando com esta epopeia… Pari dois filhos em menos tempo do que isto…
Sou mais 1 dos que esperam (im)pacientemente pela devolução do que paguei a mais. Apenas 1.743,00€.
Até 31 de Agosto só nos resta esperar.
A entrega dentro de prazo, com NIB, pela NET, etc, são tudo falácias. Deveriam ajudar a desburocratizar e isso não acontece.
O estado português está PODRE, paga MUITO tarde, não honra os seus compromissos, e o séquito (governantes) quando não podem, encontram na secretaria (ditando leis) forma para se salvaguardar, lesando sistemáticamente quem cumpre.
A devolução do IRS não é excepção. É REGRA!
Veja-se o que se está a passar com os prestadores de serviços às empresas que pertencem à classe profissional daqueles que ao contrário do que se diz DESTROEM o país : as empresas de construção civil.
Essas empresas, que fornecem serviços a empresas de construção civil, não lhes podem facturar IVA. Mas pagam-no aos seus fornecedores.
Como o estado não confia o IVA às construtoras, os pequenitos tem que solicitar o imposto que lhes é devido ao estado.
E este, como não mudou a lei do IVA, paga-lhes 21% ao fim de um ano (a correr bem), mas… contra a apresentação de uma GARANTIA BANC
olá cá estou eu com noticias que podem ou não esclarecer alguns de nós…fui ás finanças e o que percebi foi que os valores mais baixos estão a ser pagos primeiro. EM primeiro lugar os da net e depois os cheques, depois há aqueles que trabalham por conta doutrém e em simultanio têm outro trabalho por conta própria (atrasa mais o reembolso mas pertence na mesma á primeira fase), a situção de liquidada veja resumo de cobrança, nem sempre quer dizer que vai ser pago em breve, mas o que eu percebi é que foram feitas as contas ou uma revisão do processo mas que é bom sinal quando passa a ter uma data para o reembolso…espero ter ajudado alguém foi esse o objectivo assim como também fiquei mais esclarecida pois tamos todos na mesma situação…
Bom dia,
Mais um dia e nada de IRS. Fui consultar o saldo e nada. Mandei o meu marido para as finanças, pode ser que traga noticias.
Alguém com situação liquidada a dia 10 já recebeu o reembolso?
bom dia, olha a minha cunhada recebeu hoje o reembolso a data dela era de 12 por isso começo a chegar a conclusao de que as datas sao tudo uma grande treta…
olha o dinheirinho que ontem recebi ja foi reencaminhado para a papelaria do meu bairro para pagar os livrinhos da minha filhota… o portugues e uma treta passamos o tempo a espera e depois quando chega vai como agua entre os dedos
Bom dia…
Sou mais uma que não recebeu o irs.
Consultei agora o site das finanças e a declaração está liquidada-veja resumo de cobrança, mas o mais engraçado é que a data da situação imaginem só é de 30 de MARÇO de 2007.
… eu não fui nem vou ver o saldo… já sei que o dinheiro ainda não caiu na conta! é como o dinheiro do subsidio que o estado dá a quem tem filhos em colegios particulares… nem vê-lo… pelo menos a quem tem filhos no colégio de Ermesinde…
O meu marido já foi às finanças e a resposta que lhe deram foi de que o facto de a situação dizer liquidada significa que as finanças já confirmaram o nosso IRS, e que passou de provisório para real, e que os nossos que são de dia 10 e já têm nota de liquidação estão apenas a guardar nova ordem das finanças para tranferencia bancaria. Que a qualquer momento estão na conta. Ou seja, continuamos a guardar….
lol MJ eu pedi ao meu marido para ir às finanças… não sei se ele vai… diz ele “serve de alguma coisa?”… não deve servir…enfim
O ano passado da data de liquidação até à data de ter o IRS na conta passaram-se 8 dias, este ano já ouvi falr em 14 dias, em 20 dias, se for 20 só lá para o final do mês. É que em Agosto eles têm que começar a tratar da 2ª fase para iniciarem os reembolsos da 2ª metade em setembro.
o nosso toc costuma receber dia 31 de agosto e é da segunda fase
Bom dia,
No meu caso também está tudo na mesma, situação de LIQUIDADA, com data de 10-07, e na conta que é bom, NADA!
Mais um dia à espera!
O que vale é que o ser humano tem um atributo muito positivo, que é - NUNCA PERDER A ESPERANÇA!
Cristina,
Essa dos que trabalham por conta de outrém e por conta própria não pertencem à 1ª fase, são da 2ª fase. Atiraram-te com areia para os olhos, pois os independentes são da 2ªfase.
Eles é que já não sabem o que dizer às pessoas. E nós também não podemos descarregar em cima das pessoas que estão atender ao público a nossa raiva, porque as ordens de transferência não são dadas por eles, é pelo estado. E eu sei bem o que é trabalhar com o estado, é o pior cliente. Podem nos dever uma pipa de massa mas se nós lhe devemos qualquer coisita, já estamos para aí nessas listas que agora andam por todo lado
Nos anos anteriores a 2ª fase recebia a partir de agosto mas este ano segundo a nova lei, é só a partir de setembro, assim como o nosso que era só a partir de julho. O que não quer dizer que não comecem os reembolsos da 2ª fase ainda em Agosto pois os da 1ª também iniciaram-se em Junho
[...] Comentários MJ em Finanças iniciam pagamento do reembolso do IRS 2006 (actualizado a 29 de [...]
EU JIGUEI PARA O 707… PAGUEI 1.07EUROS PELA CHAMADA
E SO ME DICERAM QUE AINDA IA DEMORAR 1 A2 SEMANAS
METI PELA IENTERNET COM NIB.
LOL…
Atenção meninos e meninas:
Se isto vos servir de algum consolo e alivio de tensão tomem nota:
a minha soituação estava desde 10/7 com a indicação de liquidada - ver resumo de cobrança . Resumo esse que esteve até hoje completamente em branco. Neste momento tem a seguinte indicação - Documento em tratamento onde aparece o valor a ser devolvido. Portanto suponho que deve estar a rebentar na conta, porque isto quer dizer que a transferencia está eminente.
Bom dia,
Sim o meu Resumo de Cobrança tambem já apresenta valores… será que está prestes a cair nas contas?
O meu também já diz, por isso deve estar quase.
O sr das finanças bem disse ao meu marido que deveríamos ser os proximos a receber, deixa lá ver….
Está difícil, é tirado a saca-rolhas…..
o meu tb já tem qq coisita, mas no banco nada
o meu resumo também já diz qualquer coisa
deve estar mesmo a rebentar o € na conta.
Esperemos…
Eu não tenho aqui a senha para ver…mas logo à noite vejo em casa se aparece o valor no resumo de cobrança como a vocês!
QUENTES E BOAS DIRECTAMENTE DO SITE E.FINANCAS.GOV
As Declarações Electrónicas estão temporariamente indisponíveis.
Pedimos desculpa pelo incómodo e seremos breves.
AHHAAHHAAA..LOL….LOL….1
no meu pc esta normal
Se fizerem as transferencias hoje, amanhã já está no banco
Acreditas nisso MJ?
se derem ordem de transferencia hoje antes das 15:30, amanhã estão nas contas se for depois das 15:30, só na 2ª feira
É preciso é que dêm a ordem de pagamento
entao amigos, pelos vistos voces ainda continuam a espera nao e???
olha a maioria das pessoas do meu trabalho recebeu hoje. agora na hora do almoço so se ouviam comentarios acerca disso
é favor alguém ir ver
Nepias, napa de euros extra na conta, pode ser que façam ainda quanto ao meu do ano passado devo de realçar que caiu na minha conta no dia 28-06-2006 (um sábado), por isso se não cair amanha pode cair no fds.
boa tarde,
li os vossos comentários e encontro-me na mesma situação, hoje já apareçeu doc. em tratamento, mas para ser efectuada a transferência têm que apareçer igualmente em doc. a cobrar o OK. para a transferência, no caso do meu irmão só demorou 1 dia entre os dois casos, lá para segunda se deus quiser devemos ter o dinheiro, espero eu!!!
a mim tb Ricardo
OL
Mas tens mais alguma coisa tipo numero de liquidação?
POR ACASO NÃO TINHA REPARADO NISSO MAS J
Boas,
Em diversos comentarios aparecem os mesmos temas, e um deles é não aparecer nada no resumo de cobrança. Caso ainda não tenham feito isso devem procurar no resumo de cobrança relativo ao exercicio de 2006 (ano a que corresponde o imposto).
Ai aparece tambem o meio de pagamento (cheque, transferencia…) e o valor.
por algum comentario que vi aparece tambem a distinção entre o montante que corresponde à liquidação e aquilo que corresponde a juros.
Por ultimo, creio que a data de entrega e o meio tem pouca relevancia.
Eu entreguei no ultimo dia da 1ª fase, ao final do dia. Por internet. A declaração aparecia como liquidada no final de junho, mas a data de transferencia aparece como hoje, 19/7.
comparando isso com a situação que tenho aqui em espanha é absurdo. Meti o irs(renta) no primeiro dia, 2 de maio, no dia 26 de maio ja tinha a devolução em conta e o valor é relativamente superior.
Que não tardem.
Boas tardes de novo,
No meu caso, a data da situação mantem-se a 10/07, a situação mantem-se LIQUIDADA-VEJA RESUMO DE COBRANÇA, o valor é o mesmo e tem número de liquidação desde 10/07. A única alteração é que em consultas de resumos de cobrança de 2006 já tenho o registo do mesmo valor como “documentos em tratamento”.
Acho que depois de cerca de 158 comentários e várias idas a repartições de finanças diferentes, podemos concluir:
- cada funcionário dá explicações diferentes. É certo que cumprem ordens, mas prefiro que me peçam desculpa e me digam que não sabem quando é que a minha situação estará resolvida porque o processo de reembolsos correu mal e se atrasou, do que inventarem desculpas como falta de pessoal (afinal as plataformas e softwares informáticos servem para o quê???).
- não houve critério nenhum para o pagamento dos reembolsos. Já houve quem tenha recebido quantias avultadas por cheque e por transferência e quem tenha recebido quantias mais pequenas também. Ordem alfabética também não é, ordem de entrega muito menos…
Enfim o critério foi a desordem…
- o sistema informático, simplex ou não, não está a funcionar; além disso, os funcionários dizem que o que está na net nem sempre está correcto, o que para mim é logo alarmante. UM CONTRIBUINTE NÃO TEM ACESSO À VERACIDADE EM LOCAL ALGUM, SEJA REPARTIÇÃO DE FINANÇAS OU SITE, OU HELPDESK.
Na minha óptica, estando tudo informatizado, não seriam sequer necessários 2 meses para o reembolso. Por mim o IRS deveria ser entregue em Janeiro e os reembolsos pagos automaticamente, por ordem de entrega. Não por critérios alfabéticos, ou de montante, ou por meio de pagamento.
Não me parece justo que quem entregue fora de prazo e com coima já tenha cheque de reembolso, e quem entregou no início do prazo esteja hoje à espera, e sem nenhuma explicação viável.
A verdadeira “tristeza” é que, a nós contribuintes, que descontámos impostos a mais durante um ano, resta-nos esperar; porque mesmo se o Estado se atrasar mais dois meses, concerteza embarcam em mais uma alteração do decreto-lei do que em pagamento de juros…
E por mais que se preencham livros de reclamações, que se mudem os governantes, a verdade é que se as coisas mudam….geralmente mudam para pior.
Temos a podridão instalada desde quem atende o telefone do helpdesk até às altas instâncias e a quem é que se pode recorrer?? A ninguém… Só se pedirmos para sermos invadidos pelos espanhóis.
é preciso é ter calma….!
eu tb preciso muito do dinheiro do reembolso tal como todos aqui, e no entanto pelo o que ja me apercebi só vou receber lá para setembro, por isso como podem ver á piores situacoes que as vossas!
Boas pessoal.
Sou só mais um neste universo de boa desposição que é as nossas finanças.Para se uma noção do que vai por aqui eu vou relatar o que se passa comigo. Estou como alguns de voces, liquidada aqui aguarda por ali enfim as mensagens que estamos habituados. Como não consigo estar quieto lá telefono para a linha 707. Depois de 2HORAS ao telefone lá me falaram. RESPOSTA: TÊM QUE AGUARDAR PORQUE A AUTORIZAÇAO DE TRANFERENCIA AINDA NÃO FOI DADA. pois mas para quando? TALVEZ MAIS SEMANAS.
Moral: Hoje dia 19 ainda vou ter que aguardar mais 2 semanas. Ontem fui as finanças do Restelo e resposta:4 semans de espera. Como tal mais vale aguardar e fazer como o nosso amigo- Comprar agora e pagar no ultimo dia.
Para o white: Eu não me fiava nem no Helpdesk, nem nas Repartições. Como já se viu, cada um responde aquilo que lhe apetece.
Basicamente é olhando para a conta…
Para a Catarina: É verdade que cada um tem a sua situação e a minha não é a pior de todas. E lá temos o ditado “Quem tem saúde,tem tudo” mas calma e paciência são duas coisas com limites e que um dia se esgotam. E este ano as finanças parecem as crianças com 3-4 anos…a puxarem a corda a ver até onde é que estica. E crianças de 3 anos só tenho uma…dispensava outra
Palhaçada!!!!!!!!!!!!!!
Talvez mais um 25 de Abril desse jeito.
Mas em vez de utilizarmos cravos deviamos usar munições reais.
Pessoal
Está tudo na mesma, pelo menos no meu caso.
Isto já parece 1 carrossel, mais 1 volta, mais 1 corrida!!! É o carrossel da alegria, anda e anda, mas não sai do sítio!
nem fui ao banco ver… nem vale a pena
Ola pessoal,
tenham calma, o processo é lento mas vai lá.
Ontem a minha ordem de transferencia tinha um estado de ‘Criada’ hoje o estado é ‘A aguardar confirmação’.
ou seja, creio que tudo depende do numero de estados possiveis!
Se quem desenvolveu o sistema gostava de putear o pessoal então isto pode tardar semanas, caso contrario se há poucos estados possiveis isto sera um par de dias.
aminha continua com documentos em tratamento…
sei de casos em que os contribuintes já receberam em casa a carta( nota de liquidação) e pasme-se o dinheiro não esta na conta bancária!!! num dos casos a entidade bancária desconhecia por completo qualquer tranferencia das finanças para a conta do contribuinte datada de 26 de junho!!! encaminhando o contribuinte a reclamar a situação na repartição de finanças da sua localidade!!! por incrivél que pareça é verdade.
Isto realmente é vergonhoso. A mensagem de “Liquidado” continua desde 10Junho, agora já com informação do mesmo valor no resumo de cobrança. Dinheiro nem vê-lo…
Realmente vivemos num estado sem estratégia e sem regras. Talvez 2ª feira os reembolsos estejam nas contas???
bom dia pessoal!!!
olhem venho agora das finanças, fui buscar os selos dos carros aqui do meu trabalho, e tive la a falar com um rapaz muito porreiro( tao porreiro que nem parece func. publico) e ele disse que ate a proxima sexta feira tem a certeza que todos os reembolsos da 1 fase serao pagos ate mesmo os fora de prazo.diz tambem que nao se podemos fiar na net pois nem sempre a informaçao e actualizada correctamente e que so nao pagaram a todos porque o estado nao disponibilisou toda a verba necessaria
para a Betty:até sexta feira!!!??olhe a minha situação nem sequer diz liquidada ou documentos em tratamento ou nada que se pareça! diz reembolso emissão apos 30 de setembro, por isso os , TODOS…NÃO ME PARECE!
Só pode ser isso!
As finanças podem investir com o nosso dinheiro, de tal forma que quando chega o momento de o dispoiobilizarem há que aguentar, pois ele anda por aí…
Só nós os contribuintes é que temos que entregar os impostos logo via retenção na fonte!
Justiça!
Catarina:
que tipo de trabalhadora és?
trabalhadora por conta doutrem.
esquisito…
Olá,
Sou mais um contribuinte nesta situação.
Acreditem que não está a ser nada fácil.
Inclusive envio n de e-mails e nada, nem recibo de leitura.
Andam mesmo a gozar connosco.
Como evitamos ir às repartições devido às intermináveis filas que eles criam estão descansados, porque se caíssemos lá todos o caso era diferente.
Enfim resta esperar e calar, como bons portugueses que somos.
Mais uma vez Portugal no seu melhor.
pois é !ainda hoje fui as finanças e a senhora foi ao computador com o meu nº de contribuinte e diz lá não liquidado,ou seja nem sequer tenho contas feitas!e quando enviei o irs pela net disse logo lá que tinha direito a reembolso e o valor! já pensei , será que é por eu ter metido fora de prazo!?
Catarina,
de facto o fora de prazo já está ultrapassado bem como o por ordem alfabética entre outros. Eles não pagam porque não tem dinheiro, o critério deste ano não há dúvida de que foi iniciado nos a receber de valor mais baixo, claro que os “grandes” não devem estar incluidos no processo, pois são despachados logo de inicio.
Bem como tambem acredito que aqueles que tem a pagar já foram notificados e com prazos bem menores, provavelmente o prazo é até 31/07/07, não é?
Há alguem nesta situação?
reembolso ate 31 de agosto
SANDRA:o que esta a querer dizer é que quem tem para cima de 1000 euros para receber fica para ultimo é isso!?
é que a data que aparece é 31 de setembro !então fui das que eles despacharam! ai a minha vida…
não enganei-me o que diz é: rembolso apos 30 de setembro.é isso.tá visto faço parte dos ultimos a receber!
e mais …se ainda dissesse até 30 de setembro, pronto ainda me conformava!agora diz APOS 30 DE SETEMBRO!
AI MEUS DEUS.
Sim Catarina o meu reembolso é de 2000€.
Faço parte do AI MEU DEUS.
não é nada disso… conheço quem tenha recebido 4.000€ de reembolso e por cheque
Oh Tânia assim seja.
Tens a certeza? Quem recebeu os 4000€ não será funcionário público?
Hehehe
SANDRA:e o que diz quando consulta a sua situação?
não Sandra… é reformado…
Catarina: Diz o mesmo de todos ver recibo de cobrança pagamento efectuado 10/07/07
olhem vamos esperar mais um fim de semana, pode ser que os emigrantes gastem o suficiente para nos pagarem.
A esperança é a última a morrer.
Decididamente isto é tudo uma palhaçada pegada… Com que então a verba não estava disponibilizada…Tiveram foi a ganhar uns juritos para poderem por em andamento a tal lei de incentivo à natalidade.
E o incentivo a quem já tem filhos e passar o reembolso hein?! Não tinha sido má ideia….
Que cambada de &#%#!!!!!
Joana tou contigo.
Meus caros,
Apenas uma nota. Hoje deixei a minha mãe de queixo caído quando indaguei se ela já tinha recebido o reembolso. Ora não só recebeu o reembolso por transferência bancária no final de Junho como já recebeu a cartinha registada com a nota de liquidação… E eu…. ora bem, na mesma como a lesma..
Incentivos à natalidade…se com dois filhos estou aflita para ter o reembolso, com três então devia estar linda…
Entreguei o IRS no 3º dia do inicio da entrega, pela Net, com NIB.
Tenho colegas minhas, que entregaram no último dia e já receberam.
No dia 16/07 passou de “Aguardar autorização” para “Aguardar confirmação”.
Quantos mais estados haverá?!
É caso para dizer, aguarda e cala!
Alguém me sabe dizer, se ainda vai demorar muito para receber?
É que ainda são 1607€…
Ontem aparecia no Resumo de Cobrança o valor provisório 2612€, hoje não parece nada!
Alguém consegue entender isto ?
Nuno…acho que aqui ninguém sabe nem quantos estados há, nem quando é que vão receber…
Nas repartições cada um responde coisas diferentes, no helpdesk a mesma coisa e por mail….já lá vai quase um mês desde que pedi informações…
Muita calma e muito Lexotan…
AAAAAAAAAGGGGGGGGGGGGGGGGHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!
Assim ninguém se entende…
O meu estado de cobrança está na mesma :((( Passou de nada para um valor provisório “em tratamento” e agora está em branco outra vez
Acho mesmo que o objectivo destes tipos que fazem a gestão do sistema é deixar o zé povinho à beira de um ataque de nervos
Eh pah! Objectivo realizado!!! Está toda a gente à beira de um ataque de nervos. Parabéns, etc, etc…
Agora passem é o reembolso a quem de direito. Desde que me paguem até podem escrever BANANAS no estado da situação!!
olá pessoal
o problema deste ano é que muita gente aderiu á net como eles queriam porque facilita tudo …(dizem eles) afinal tanta gente a receber por cheque…vamos lá entender isto.
algúem aqui falou em tomar um lexotan e esperar é melhor não, senão quando vier o que tanto esperamos tamos todos pedrados e nem saboreamos o que é nosso. Portugal é um cinema gigantesco onde há filmes para todo gosto desde a comédia ao drama, neste momento tanto dá para rir como para chorar
hoje fui ver o resumo e cobrança e toma lá mais 1 surpresa: - está novamente tudo em branco!
É desesperante!
Bem, pelos vistos eles quando alteram alguma coisa fazem-no para todos. Do meu resumo de cobrança também desapareceu o “doc. em tratamento”. Esperemos que quando voltar a aparecer seja como “doc. de cobrança”. Provavelmente o documento estava há tanto tempo em “tratamento” que tiveram que o retirar de dentro de água antes que se estragasse…
Bom, mais uma que nin´guém entende…já não tenho qq info no resumo de cobrança.
Será que a transferência está eminente ou o processo regrediu?
O meu também está em branco desapareceu tudo será bom sinal? Não percebo nada…..
ola malta!
o meu resumo de cobrança tambem ja esta a zero !!!!!
nao sei o que se esta a passar.
haja alguem que me esclareça .
EU TAMBEM FAÇOPARTE DO GRUPO QUE DIZ “LIQUIDADA -VEJA RESUMO DE COBRANÇA”DESDE O DIA 10-7-7; MAS ATE HOJE NADA .SERA QUE ESTE PAIS ENDOIDECEU OU QUEREM NOS POR LOUCOS A NOS?
SO GOSTARIA QUE DEMORASSEM TANTO TEMPO A RETIRAR-ME TODOS OS MESES DO MEU SALARIO O MONTANTE DE RETENÇAO COMO DEMORAM ADEVOLVER-ME O QUE MEU POR DIREITO!
EU ACHO BOM SINAL QUANDO ALGO SE ALTERA É SINAL QUE PELO MENOS VÃO L
ALGUÉM ME SABE DIZER CONCRETAMENTE O QUE QUER DIZER DATA DE SITUAÇÃO?????? OBRIGADA
Julgo que seja a última vez que a tua declaração foi actualizada.
OLA DE NOVO!
O MEU RESUMO DE CONTAS VOTOU A TER INFORMAÇOES . DESTA VEZ HOUVE UMA ALTERAÇAO DO VALOR QUE ME VAI SER REEBOLSADO.
SERA QUE VOS ACONTECEU O MESMO ? DIGAM-ME POR FAVOR
ola boa tarde sera possivel darem-me uma informacao
eu meti o mue irs por tranferencia bancaria so que ainda nao ressevi nada o que se passa
Pois, o meu também está assim. Tem lá no resumo de cobrança mais uns €. Deve ser para calar a boca ao pessoal. Se for necessário ainda vão rectificar esse valor.
É assim, atirar areia para os nossos olhos, o que vale é que temos muita nas nossas praias!
alguem me sabe dizer quando é que eles pagam por tranferencia bancaria pf
O meu montante tambem foi alterado …no entanto apos diversas tentativas de telefonemas para as Finaças disseram que a situação estava autorizada mas nao sabiam quando se iria proceder ao pagamento …
e ja que vejo esta situação em toda a gente que escreveu neste blog e caso para dizer:
Onde pára a minha massa ?
O meu valor também foi alterado (mais 27€). Uma explicação possível é o facto de irem pagar mais tarde do que estaria previsto e por isso incrementaram o montante com uns juritos de circunstância.
O meu resumo de cobrança voltou a ter valores??? Mais 4€ aproximadamente. Penso serem os juros que normalmente pagam, embora ainda tenha informação de valor provisório.
PEDRITO: O telefonena para a DGCI foi hoje? Se sim e com essa informação o dinheiro não deve estar disponível 2ªfeira.
Estamos mal???
Isto é a palhaçada total…Já não tenho (de novo) qualquer informação no resumo de cobrança???
Estes gajos andam-nos a dar baile???
Confirmem por favor se estão na mesma situção
o meu resumo de cobrança também está assim!
desapareceu outra vez!
é lindo!
Fui verificar agora o site das finanças e até hà pouco tempo só tinha no resumo de cobrança Documentos em tratamento, agora já tenho a indicaçao de que foi liquidada por tansferencia bancária com data de hoje,mas desde o dia 10/07 que dizia que se encontrava liquidada (isto na consulta ao IRS).
O mesmo no meu caso… desapareceu…
Manuela, o estado “liquidada” significa apenas que a declaração foi revista e aprovada. Se agora já te aparece a informação de que a transferência foi efectuada, isso sim parecem-me notícias conclusivas. Deves ter o dinheiro na conta amanhã ou na 3ª feira. Eu também faço parte do lote alargado de 10/07, espero que aconteça o mesmo comigo rapidamente.
Como no site já tinha desde o dia 10/07 o nr da nota de liquidação, pensei que automaticamente seria emitida e por consequência o pagamento tb, pq o que me faz realmente falta é a nota de liquidação q tenho que entregar no banco até dia 26 deste, mas já estou a ver q vai ser impossível.
Sim, foi o que eu também pensei quando apareceu o nº da nota de liquidação. Mas rapidamente percebi que não. Pode ser que a nota te chegue até dia 26 mas caso não chegue nenhuma instituição te pode prejudicar por isso, já que a responsabilidade é apenas e só da DGCI.
Isso é que era mesmo bom poder imputar culpas ao estado?!
Eu é que vou ficar prejudicada porque vou manter o mesmo escalão no credito bonificado e o estado todo contente pq vai gastar mt menos.(O problema é que estou desempregada e mais uns trocos nesta altura fazem toda a diferença). Assim tenho q ue entrgar a declaraçao de 2005 que tem rendimentos bastante superiores aos que tenho actualmente.
E o banco não aceita a declaração (aquela que entregaste) em vez da nota de liquidação?
Vou falar com o gerente do banco mas em principio só aceitam a ultima declaraçao acompanhada com a respectiva nota de liquidação.Mas pode ser que possam fazer alguma coisa com o resumo de cobrança que é uma novidade este ano e como ja a tenho disponivel pode ser, nao custa tentar.
dentro da nota de cobrança, em +info existe uma demonstração de liquidação, talvez essa informação seja valida para quem necessita a nota liquidação.
olá pessoal,
penso ter boas noticias na minha nota de liquidação já vem com data de transferência 23/07, agora vamos ver se vai acontecer.
Eu sou das que tinha a data de 10/07.
Acham que é desta?
Sandra
Sim, essa deve ser a fase final. Até 4ª feira deverás ter o dinheiro na conta.
Eu também sou do “Grupo de 10/07″, pelo que espero que o mesmo desenvolvimento ocorra comigo.
Parece que não estou com sorte…No meu resumo de cobrança ainda não aparece nada, muito menos a indicação de “transferido”.
Existe mais alguém assim, ou depois de ter desaparecido pela 2ªvez já têm de novo qualquer informação no resumo de cobrança?
Na minha declaração, no resumo de cobrança diz que a transferencia para o nib está a aguardar confirmação.
Alguem sabe o que significa?
Significa que tens de aguardar que passe a “concretizada”.
A minha já está nesse estado desde 16/07. E pelo qe tenho lido, há pessoas que já estão nesse estado desde dia 10.
Bom dia,
No meu resumo de cobrança continua tudo na mesma, doc em tratamento… e mais nada!
Pelo andar da carruagem, isto ainda está para demorar, 1 vez que existe pessoal que já ultrapassou esta fase e está numa mais adiantada, mas que mesmo assim não recebeu ainda!
Estou convencido que antes do dia 31 de Agosto estará tudo resolvido!
Eu estive a ver o resumo de cobrança do ano referente aos rendimentos de 2005, e entre a data de emissão da nota de liquidação e a transferÊncia foram 7 dias, uma semana… o que quer dizer que quem tem como eu a data de 23/07 só deverá ter efectivamente o dinheiro na conta dia 30/07… presumo eu…
Pessoal!!!!! o meu IRS ENTROU HOJE NA CONTA!!!!!!
Eu tinha liquidada a 10/07…por isso quem tinha nesse dia vejam as contas BANC
Bom dia.
Eu também tenho na data de situação 10/07 e não tenho nada na conta.
A única alteração que tenho é que o valor que aparece no detalhe da declaração de irs é diferente do valor que aparece no resumo de cobrança em 28.82€.
pelo menos no site das finanças o meu ainda está a aguardar confirmação…
não se acreditem no que diz o site porque, liguei para lá e o que me disseram foi para ver a conta e está autorizado mas mesmo assim não sabem o tempo que demora?????????????????
Bom dia,
Eu também faço parte do lote de 10/07 (devem ter seleccionado uns quantos para testes e calhou-nos esta honra). O meu IRS também está com a transferência “em confirmação”, seja lá o que isto for… Ah sim e também tenho mais uns 17 euros a mais…
A ver vamos… hoje não caiu nada na conta…
No meu caso voltou a aparecer o “documento em tratamento” (também sou dos de 10/07).
A ordem dos pagamentos poderá, como já ouvi, estar a ser efectuada de forma crescente pelo montante do reembolso. Eu tenho a receber à volta de 2.700€. Para este critério se confirmar, é necessário que ninguém de 10/07 tenha recebido um valor superior a este.
Pedro C
Se calhar é mesmo pelo valor a receber…
sou do lote dos que tinham dia 10/07 e recebi hoje!:) mas o valor é bem mais baixo 540 euros…
disseram-me que por vezes já gastamos o dinheiro e eles ainda não actualizaram o site.
pedrito:
Nos anos anteriores sempre foi assim, de facto. A actualização da informação no site era efectuada muito depois de as coisas acontecerem. Mas este ano parece-me que é algo diferente. Por exemplo não me parece que alguém vá receber antes de ver a indicação “transf bancária a aguardar informação” na parte do Resumo de Cobrança (o que ainda não é o meu caso).
Pedro
Também não é o meu caso mas nas finanças do porto, responderam-me assim hoje de manhã.Eu tenho documento em tratamento já com ums juros no entanto não sei quando recebo, acho que deve ser pelo valor não sei ! Nem eles sabem!!!!
se alguém recebeu quantias grandes que nos avise.
Eu tenho a receber 2504€ e ainda nada.
Eu tenho a receber cerca de 1900€ e também nada! Estou no lote dos de 10/07.
Bom, se for mesmo por ordem do valor do reembolso, vou estar atento às notícias da Raquel e do Nuno! Quando receberem avisem.
Cristina mas na net como está a situação no resumo de cobrança, o meu valor tb é dos baixinhos, 566€ e ainda não tenho nada na conta
Atenção que este hipotético critério do valor do reembolso é isso mesmo, hipotético! Ouvi falar disso várias vezes e os dados concretos parecem dar razão a essa teoria, mas não o dêem como absolutamente confirmado.
Não sei tânia…
tenho a senha em casa, e ontem à noite tentei aceder mas estava serviço indisponivel e não cheguei a ver o que constava do resumo…
Mas também és de liquidada a dia 10/07?
Já ponho até em causa se existem critérios…Sou do grupo de 10/07, onde a info do resumo de cobrança desapareceu e reapareceu umas quantas vezes, e na conta nada.
Ainda são cerca de 2800€, e estes gajos a brincar com o meu dinheiro, que tanta falta me faz…É o país que temos???
A única alteração que vejo são uns miseros 4€ a mais na info do resumo de cobrança.
silvia:falou-me em carta da nota demonstrativa que recebemos em casa, isso é propriamente o quê?
Sou Cristina
ALGUEM AQUI ME EXPLICA O QUE É A NOTA DE LIQUIDAÇÃO ?
A nota de liquidação é a cartinha que se recebe em casa, com todos os acertos de conta.
É o documento que nos é pedido muitas vezes, para efeitos de compra de casa, ou qualquer tipo de empréstimo.No fundo, serve para provar que não temos divídas com o Estado.
ENTÃO NESSA CARTA VEM DESCRITO A QUANTIA QUE VAMOS RECEBER DO REEMBOLSO!? MAS ESSA CARTA SÓ NOS ENVIAM DEPOIS DE TERMOS RECEBIDO NÃO É?
Ultimamente tem sido assim.
Transferem o dinheiro e posteriormente remetem a carta.
exacto, mas a nota de liquidação também se retira pela net.
Se o teu estado já tiver em cobrança e fores a + info, apareçe já a tua nota de liquidação
Boa tarde.
Eu e o meu marido entregamos o IRS na 2ª fase, mais precisamente no dia 17-04-2007, pela net com info do NIB. Ontem consultei o site das finanças e a informação que obtive foi liquidado - ver resumo de cobrança, a data de liquidação é 17-07-2007 e aparece o valor a receber. No resumo de cobrança, aparece a mesmm informação mas no campo documentos em tratamento. Algém me sabe dizer se estou prestes a receber o reembolso ou quando será?
Muito obrigada!
Cíntia
Cara Cíntia
Creio que ninguém aqui poderá responder com o mínimo de conhecimento de causa.
Comparando com muitos que entregaram na 1ª fase e ainda não receberam, parece que o seu reembolso ainda vai demorar; mas o meu sincero desejo, é que todos nós o recebamos já, agora, e já vem tarde.
Resumindo, até há 2 dias estávamos todos no mesmo patamar, pelo vistos hoje existem pessoas que já avançaram para uma situação de autorizado.
Conclui-se então que estão a desbloquear verbas para os reembolsos, mas não vai dar para todos…
Ou seja que continuar com a situação “em tratamento” (como eu), vai ter de aguadar mais 1 semana…
Paciência… para quem já esperou 4 semanas desde o início dos reembolsos!
mas já há pessoas da 2ª fase a receber?
Ora meus amigos… obtive a informação que o grupo dos 10/7 terá o dinheiro até ao final da semana, provávelmente entre quarta e sexta! pelo menos foi o que o tipo das finaças disse… no sábado tinha desaparecido os docs, depois no domingo, passou para cobrado com data de TRF para NIB para hoje e “aguarda confirmação” - Sendo assim temos os 2, 3 dias para a TRF que vêm da CGD (quem tiver conta na Caixa, pode ser que tenha mais cedo…)e o aguarda confirmação quer dizer que passa a concretizado, quando a TRF for feita e a nota de liquidação enviada para o correio… portanto é esperar mais um pouco… isto se alguém não se lembrar de desviar o cash para outtro pagamento qualquer do Estado…
De facto já se nota os efeitos da saída do Dr. Paulo Macedo… coincidências… o homem fazia a malta trabalhar…
enfim Portugal….
Paulo Macedo avolto filho tás aperdoado…
mas já há pessoas da 2ª fase a receber??
Ó Cintia, dúvido que sem cunhas o pessoal da 2ª Fase receba antes de nós (1ª Fase) até poruqe não faz sentido, se entregamos primeiro, se preenchemos os requisitos da NET, NIB e sei lá amis o quê… portanto
2ª Fase não perguntei mas talvez nunca antes de meados/fins de Agosto.
cumps,
Miguel,
Essa informação é válida apenas para parte do “Grupo de 10/07″. Outra parte, na qual eu me incluo, ainda está na fase do “documento em tratamento”, apesar de também termos situação de 10/07.
Curiosamente, pelo que tenho visto aqui, estão nesta situação as pessoas cujo montante a reembolsar é mais elevado.
Pedro,
Porque será? segundo o tipo das finanças, quando tem dinheiro disponivel, juntam um conjunto e vais de transferir, eles estão a ter imensas queixas, claro a malta quer o €€€€ que é nosso! e então segundo eles vão elimando contribuintes… começam pelos montantes mais pequenos…parece se houver 2 contribuintes com reembolsos de 600€ cada um , e 1 de 1200€ , pagam primeiro aos outros 2, pagando a 2 contribuintes, são sempre menos 2… isto para não falar da questão dos montantes que cada dia que passa…
Enfim somos tratados como números….
Depois o tipo confirmou-me que este Ano, nem eles sabem o critério… ou seja ANARQUIA… Paulo Macedo vamos ter tantas saudades!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Mas isto se estiveres no comboio normal, porque já ouvi dizer aqui que alguns já receberam cheques o que é estranho…. lá está… cunhas…
É isso Pedro, eu também estou na mesma!
É que houve agora 1 subdivisão do “grupo de 10/07″!
Por isso é que eu digo, os que estão mais avançados, devem receber (de acordo com informação prestada ao Miguel) durante esta semana. Os outros, esses cheira-me que só na próxima semana!
Considerando que legalmente eles podem “esticar” o processo até 31 de Agosto, se receber na próxima semana já não me poderei queixar…
olá
a minha data de situação é de 18/07 alguém tem esta data? sendo assim já que os 10/07 já estão a receber então eu só terei essa sorte lá para a próxima semana será????
Viva,
Eu tenha a minha situação em “Liquidada - ver resumo da cobrança” com data de 17/07…actualmente no resumo da cobrança esta na secção de documentos em tratamento … meti na 2.ª fase (logo no inicio)…alguém nesta situação?
pessoal, eu recebi hoje o irs!
desejo que os vossos reembolsos também estejam para breve.
QUAL ERA A SUA SITUAÇAO SOFIA?
E QUE EU CONTINUO SEM RECEBER NADA .A DATA DE LIQUIDAÇAO E DE 10-07
Eu também confirmo que não recebi. A minha data de liquidação é de 10/07. Pode-se chamar a este governo os puros “chulos”.
Para a Anabela:
A minha situação era liquidada-veja resumo de cobrança, no resumo de cobrança dizia que estava a aguardar confirmação desde o dia 16 de Julho.
O meu IRS entrou hoje na conta.
Apesar de no site ainda estar a “aguardar confirmação” desde 16/07,e no sistema automático através do telefone, dizerem que ainda não foi processado. Quem vá entender esta DGCI.
Julgo que não se pode confiar totalmente nas informaçãoes do site.
É questão de se ir confirmando o saldo.
eu tb sou dos grupo dos lesados de 10/7. No meu caso tenho a receber 1549 €. Ao ligar ás Financas para saber onde parava o meu reembolso (delicadamente..claro)houve um facinora do outro lado da linha que me gritou (literalmente) isto …e depois? nao recebeu, há muita gente que ainda nao recebeu…
Mensagem: Cale-se e nao me incomode…ou
faça pouco barulho e nao telefone porque o seu reembolso pode muito bem ir parar ao caixote do lixo …ou a uma qq situaçao de “…A Aguardar…ab eterno..
Como é possivel????