Síntese Económica de Conjuntura de Novembro

(…) O indicador de actividade melhorou, sendo de notar que tal melhoria se foi acentuando intratrimestralmente, se bem que o seu nível tenha ficado aquém do alcançado no primeiro trimestre.

O indicador de clima também se manteve em recuperação, situando-se em Outubro no patamar mais elevado desde há dois anos. Os sinais favoráveis, tanto de natureza quantitativa como qualitativa, observaram-se na generalidade dos principais sectores de actividade, apenas com excepção da construção.

A procura externa manteve o dinamismo dos trimestres anteriores, impulsionando as exportações.

Verificou-se também alguma reanimação da procura interna, tanto do consumo como do investimento, o que induziu uma aceleração das importações.

No mercado de trabalho registaram-se melhorias significativas, o desemprego diminuiu pela primeira vez desde o primeiro trimestre de 2001 e a taxa de desemprego registou uma diminuição em termos homólogos, também a primeira desde aquela data. Por outro lado, o emprego continuou a aumentar, a um ritmo um pouco mais elevado do que no trimestre anterior.

A taxa de inflação situou-se em 3,0%, o que representa uma desaceleração face ao trimestre anterior. Esta evolução mais moderada, que se prolongou para Outubro, foi devida ao comportamento de ambas as componentes, especialmente da de bens.”

in INE (clique aqui para consultar informação mais detalhada).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *