Sem Spread em Número com Spread por Extenso

Sem Spread em Número com Spread por Extenso. Para mim o exemplo que vou relatar é uma novidade, provavelmente uma nova técnica de marketing.

Estava entretido a consultar a informação sobre os créditos a habitação disponibilizados pelo portal Crédito Habitação (Santander e BNP Paribas) que oferece em determinadas condições uma taxa de juro promocianal com spread negativo (é a novidade do dia como se pode ler aqui) quando deparo com o seguinte texto informativo:

“A melhor solução para comprar casa nova como se já tivesse vendido a actual.

Os valores apresentados são referentes a um empréstimo total de 225.000€, a 30 anos, com a utilização da Euribor a um ano de 3,25% acrescida de um virgula vinte e três pontos percentuais nos dois empréstimos. A TAE do exemplo é de cinco virgula trinta e dois por cento no primeiro empréstimo (Empréstimo Futuro) e de quatro virgula noventa e nove por cento no segundo empréstimo (Reembolso Antecipado). Esta TAE inclui seguros de vida para dois proponentes de 34 anos.”

Caro leitor, repare como se usa de forma “inteligente” o número e a letra; os 3,25% e a descrição por extenso do resto da informação, incluindo a TAE obrigatória por lei. Digamos que a economia de bits soçobrou perante a aposta na preguiça mental do leitor. É também destas pequenas espertezas que se faz a negociação bancária em Portugal.

8 comentários

  1. Viva!
    Excelente dica. Obrigado. Sempre que detectar mais situações destas seguramente que surgirão por aqui. Afinal, a Economia (e as Finanças!) pode e deve prosperar sem manigancias destas. Abaixo as assimetrias de informação 🙂
    O blogue far-se-á caminhando mas estes casos terão sempre espaço por aqui.

  2. Por vezes acho que isto de saber ler a letra pequena (minúscula) é quase uma maldição – exagero, claro. Está ela entretida e excitada a ler a nova proposta comercial que nos chega pelo correio e o chato olha e começa a enumerar os truques e ressalvas que usam para nos vender. O acto de compra praticamente deixa de ser uma experiencia agradável e passa a constrangimento 🙂

Deixar uma resposta